Câmara Municipal de Coimbra delimita duas novas Áreas de Reabilitação Urbana

10/04/2018

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, na reunião de 09 de abril de 2018, a delimitação de duas novas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) no centro da cidade: a ARU Coimbra Universidade/Sereia e a ARU Coimbra Santa Clara.

Esta medida do executivo que surge da necessidade de ampliar a área de intervenção estabelecida pelas actuais ARU’s (Coimbra Alta, Coimbra Baixa e Rio), dada a introdução de novas realidades de planeamento, gestão e operacionalização de projetos e de novas oportunidades de financiamento.

A medida visa ainda promover uma efectiva reabilitação urbana, de iniciativa privada e pública, que dê a melhor resposta ao desenvolvimento do turismo, num território que precisa de salvaguardar o seu património, valorizar a paisagem e o ambiente urbano.

A proposta agora aprovada, passa pela delimitação de duas novas ARU’s que, em conjunto com as já existentes, permitam alargar a área de intervenção no centro urbano de Coimbra e potenciem o acesso a novos programas de financiamento no âmbito do Portugal 2020.

As ARU’s definem-se legalmente como sendo “áreas territorialmente delimitadas que, em virtude da insuficiência, degradação ou obsolescência dos edifícios, das infraestruturas urbanas, dos equipamentos ou dos espaços urbanos e verdes de utilização coletiva, justifiquem uma intervenção integrada”, define a lei.

Fonte: Câmara Municipal de Coimbra