Aprovado Projeto de Arquitetura da Residência de Estudantes na Rua da Nogueira

27/01/2020

O Fundo Coimbra Viva I foi notificado a 15 de Janeiro de 2020 que a Câmara Municipal de Coimbra aprovou, em reunião do executivo realizada a 20 de dezembro de 2019, o projeto de arquitetura da Residência de Estudantes que o Fundo Coimbra Viva I apresentou em dezembro de 2018. Para além desta aprovação, o projeto do Fundo Coimbra Viva I obteve também o parecer favorável da Direcção Regional de Cultura do Centro e do Turismo de Portugal.

Com esta aprovação, o Fundo Coimbra Viva I deu mais um passo para a concretização do projeto da Residência de Estudantes, a desenvolver no designado Quarteirão da Nogueira, entre os números 7 e 21 da Rua da Nogueira e da Rua Pedro Olaio.

O projeto da Residência de Estudantes, que será a primeira intervenção a desenvolver no Quarteirão da Nogueira, prevê uma área de construção de 2.700 m², distribuídos por 62 estúdios: 36 individuais, 25 duplos e um para pessoas com mobilidade condicionada. Para além das respetivas áreas de apoio, o projeto inclui ainda três espaços comerciais. 

No que se refere à intervenção a realizar no edifício, este projeto promove uma solução equilibrada ao nível das cérceas, estando previsto a preservação da fachada principal do prédio na Rua da Nogueira, 7 - 13, tendo em conta o seu elevado valor patrimonial e arquitetónico.

Para além disso, tendo presente a sensibilidade patrimonial da localização em causa, será também realizada uma intervenção arqueológica antes do arranque dos trabalhos.

Com este projeto da Residência de Estudantes, o Fundo Coimbra Viva I realizará uma intervenção fundamental para a Baixa de Coimbra, que atrairá novos residentes e potenciará novas dinâmicas, promovendo a revitalização e valorização do centro da cidade de Coimbra.