Consignação da empreitada para abertura do canal do MetroBus

12/09/2020

No passado dia 11/09/2020 foi consignada a empreitada para abertura do canal do MetroBus na Baixa de Coimbra, que permitirá fazer a ligação entre a Via Central e a Rua de Sofia.

O lançamento desta empreitada, de extrema importância para a concretização da linha do Hospital, contou com a intervenção do Sr. Presidente do Conselho de Administração da Metro Mondego, SA, Eng.º João Marrana, do Sr. Presidente da CM de Coimbra, Dr. Manuel Machado e do Sr. Ministro das Infraestruturas e Habitação, Dr. Pedro Nuno Santos.

Esta empreitada, orçada em cerca de 3,5 milhões de euros e com duração prevista de 23 meses, para além da construção do edifício ponte, prevê a reabilitação de outros prédios contíguos, que no total compreendem cerca de 2.600m² de área de construção, afectos a comércio, serviços, restauração e habitação.

Também neste dia, foi consignada a empreitada de adaptação do ramal da Lousã à circulação do MetroBus, entre Serpins (Lousã) e o Alto de São João (Coimbra). Esta obra terá uma duração de 15 meses e envolve um investimento 27,3 milhões de euros.

A concretização do Sistema de Mobilidade do Mondego começa a dar sinais claros da sua execução, com várias obras no terreno, mantendo-se a expectativa de que em 2023 estará a funcionar em pleno, com as 2 linhas projectadas (Hospital e Lousã).

O Fundo Coimbra Viva I, com vários prédios já reabilitados na “Baixinha”, há muito que esperava por esta notícia. Os seus imóveis reabilitados, adjacentes ao futuro canal, em muito beneficiarão com a proximidade a duas estações “chave” - Loja do Cidadão e Câmara – transformando-os num investimento rentável e seguro.