O Fundo de Investimento Imobiliário Fechado em Reabilitação Urbana Coimbra Viva I, gerido pela FundBox SGOIC, S.A., aprovou em janeiro de 2026, o alargamento da área de intervenção geográfica no centro histórico da Baixa de Coimbra, em sequência da manifestação expressa do Município de Coimbra em apoiar a expansão da atuação do Fundo.

Esta expansão irá permitir replicar a atividade desenvolvida na primeira unidade de intervenção na cidade de Coimbra, contribuindo de forma consistente para a dinamização urbana, a reabilitação do edificado e o fortalecimento do tecido urbano, bem como para o crescimento sustentado do Fundo, sempre orientado pelo interesse dos seus participantes.

A área de intervenção recentemente aprovada abrange a Área de Reabilitação Urbana (ARU) Coimbra-Baixa, onde se insere a primeira unidade de intervenção, a ARU Coimbra-Alta e a ARU Coimbra Universidade/Sereia, incluindo ainda a extensão ao polígono delimitado pela Rua Doutor Dias Ferreira, Rua do Infante D. Henrique, Rua de Saragoça e Rua Montarroio. A totalidade desta área integra o perímetro do Centro Histórico da Cidade de Coimbra e a respetiva zona envolvente de enquadramento, nos termos definidos pelo Plano Diretor Municipal em vigor.

Deste modo, através desta expansão, é assumido o objetivo de identificação de novos focos prioritários de intervenção, incidindo sobre imóveis em avançado estado de degradação. O Fundo também passará a disponibilizar aos proprietários uma alternativa à reabilitação autónoma, através da subscrição em espécie de Unidades de Participação.

"Este alargamento da área de intervenção representa o reconhecimento, por parte dos Participantes do Fundo Coimbra Viva, do trabalho sólido que a FundBox tem desenvolvido ao longo dos anos. Nesta nova fase, continuaremos a fortalecer o nosso posicionamento enquanto agente ativo na reabilitação urbana, gerador de externalidades positivas que contribuam para o desenvolvimento sustentável da cidade,”, afirma Susana Tavares, manager do fundo Coimbra Viva I.

A Administração